Pedro Roseiro é vogal da Comissão Executiva do TICE.PT (onde trabalha ativamente em Cooperação Internacional) e Consultor Sénior em Inovação (principalmente nos domínios das TICE).
O TICE.PT é o Cluster Português das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica e atua como plataforma de orquestração para criar e fomentar a cooperação entre a Academia, os Centros de Interface e as Empresas. Desempenha um papel preponderante na gestão e desenvolvimento de projetos de cooperação internacional e está altamente empenhado em algumas das ações da Parceria Europeia de Inovação em Cidades e Comunidades Inteligentes (EIP-SCC). Lidera a participação do TICE.PT em projetos relacionados com a Transformação Digital e com a criação de Pólos de Inovação Digital.
Tem mais de 25 anos de experiência como Consultor em Autarquias Locais, tendo liderado a implementação de Sistemas de Informação e Infraestruturas de IT, concebido programas de Transformação Digital, delineado e monitorizado a implementação de Planos Estratégicos de Desenvolvimento Organizacional e roteiros para a implementação de programas Smart City, combinando múltiplas perspectivas.
Como Consultor, trabalha desde a Conceção e Estratégia até à Gestão de Parcerias e à entrada no Mercado, incluindo o financiamento de projetos.
Beneficia de uma vasta experiência em I&D e Inovação, tendo acesso a uma rede de atores relevantes e de mais de 15 anos como CTO, CINO, COO ou CEO em empresas de TICE (desenvolvimento de software e consultoria em sistemas de informação). É um pivot em equipas multidisciplinares, detém competências que facilitam o envolvimento das equipas, comunica com os utilizadores, e está concentrado na obtenção de resultados.
É licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde está, atualmente, a concluir um mestrado no mesmo domínio.
Atua como perito, relator e mentor em programas e iniciativas financiados pela União Europeia como o Horizon 2020, Eureka Network, COST, Programa AAL e EIT Saúde, nomeadamente.
Está também a apoiar a implementação do Digital Rights Governance Framework, uma iniciativa no âmbito da Coligação de Cidades para os Direitos Digitais promovida pelas cidades de Barcelona, Amsterdão e Nova Iorque e envolvendo a Agência UN Habitat das Nações Unidas, a Eurocities e a UCLG – United Cities and Local Governments.
Os seus interesses são Transformação Digital, Blockchain/DLT, Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Inovação, e-Health, Ambient Assisted Living, Cidades Inteligentes e e-Government.
Pedro Roseiro
Share